Recebi este questionamento do nosso leitor Guto Berenhauser através da nossa página no facebook:
“o
assunto que gostaria que vc abordasse é sobre os problemas de variações
de volume em canais HD de operadoras de TV (meu caso a NET), aonde tem
canais que não diminui o volume, outros aumentam pouco, enfim, a não
padronização que tínhamos nos sinais analógicos.”
O
que acontece é que na era da tv analógica era muito mais fácil igualar o
volume dos canais da tv e os métodos para padronizar o volume eram um
pouco mais simples do que os que devem ser utilizados atualmente, por
conta da simplicidade do sinal analógico.
O
sinal analógico podia ter o áudio normalizado enquanto era enviado para
o cabo que estava ligado à casa dos assinantes, não havia tanta
preocupação com a pirataria, não havia digitalização do sinal,
compressão, criptografia digital e tantas outras técnicas necessárias à
tv digital para a tv por assinatura.
Você sabe como o sinal das emissoras chega até a operadora de tv paga para que esta operadora envie este canal para o assinante?
A
emissora envia o sinal de seu canal, com áudio e vídeo, para um
satélite específico contratado por esta emissora, geralmente ela
contrata um TP em um satélite em Banda C e nesta TP ela coloca o sinal
de vários de seus canais, com uma criptografia específica para que
ninguém que tenha antena parabólica apontada para este satélite consiga
abrir o sinal dos seus canais.A operadora de tv por assinatura capta
este sinal digital, abre a criptografia que vem da operadora, injeta a
sua própria criptografia e envia de volta para o satélite em Banda KU,
onde os assinantes irão receber este sinal.
A
informação do volume do áudio está embutida no sinal que a emissora
enviou para a operadora, desta maneira, para padronizar o áudio a
operadora teria que analizar canal por canal, de forma digital, antes de
colocar a sua própria criptografia no canal e enviar para os seus
assinantes.
Para
dificultar, além de cada emissora adotar pradrões de volume diferentes
umas das outras para os seus canais, elas ainda utilizam o volume de sua
programação em estratégias de marketing e publicidade.
O
que eles fazem é, aumentar o volume do áudio em seus canais durante
certas propagandas do intervalo comercial, com o intuito de chamar mais a
atenção do telespectador para o produto que está sendo anunciado.
Outra
estratégia adotada por algumas emissoras é usar o volume acima do
volume da outra emissora concorrente, assim, enquanto o telespectador
estiver trocando de canal para procurar alguma programação que lhe
agrade, a emissora com o áudio no volume mais alto vai chamar mais a
atenção do telespectador.
O
governo já baixou normativas para que as emissora não possam aumentar
demasiadamente o volume do áudio de seus canais e nem mudar o volume do
áudio durante os intervalos comerciais, mas até hoje estas normativas
não surgiram efeito.
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